quarta-feira, fevereiro 18

XIV Colóquio Internacional de Direitos Humanos - inscrições abertas!

Encontro de ativistas em São Paulo vai debater direitos humanos e as ruas

Estão abertas as inscrições para o XIV Colóquio Internacional de Direitos Humanos, encontro que desde 2001 reúne ativistas e defensores de direitos humanos do  Sul Global em São Paulo. O evento acontece entre os dias 24 e 29 de maio.

Esse ano, levando em conta a intensificação do uso de protestos como estratégia para a vocalização de demandas sociais, em diversos países, o Colóquio terá como tema central a relação entre os direitos humanos e as ruas.
“É um tema relevante e atual no Norte e no Sul, em regimes democráticos e autoritários, em países desenvolvidos e em desenvolvimento”, explica Ana Cernov, coordenadora do programa Sul-Sul da Conectas.
“Queremos debater como as causas se transformam em mobilizações, como lidar com a repressão e garantir direitos e liberdades nas ruas. Queremos, ainda, discutir como e por que organizações se engajam em manifestações e como articulam essa participação com o trabalho de pesquisa e advocacy. São perguntas determinantes para o futuro do movimento de direitos humanos”, completa.

Temas
Levando em conta o tema mais amplo do Colóquio, Direitos Humanos e as ruas, os debates estarão organizados em três eixos:

Pauta das ruas :: Procuraremos mostrar um panorama de causas pelo mundo que precisaram tomar as ruas para serem ouvidas. A partir disso, queremos nos perguntar: Por que determinadas demandas não são ouvidas pelo Estado? O que leva movimentos a ocuparem as ruas? Quais são as táticas de protesto e formas de organização?

Quem pode participar?
Serão contemplados os candidatos e candidatas, preferencialmente de 20 a 35 anos de idade, que tenham experiência na área de direitos humanos, principalmente da América Latina, África e Ásia, e experiência com os eixos de debates propostos para o XIV Colóquio. Em função do tema, também são bem vindas candidaturas de ativistas e membros de coletivos e grupos não tradicionais.

Os candidatos poderão requerer bolsas parciais ou integrais, que serão concedidas ou não após análise pelo Comitê de Seleção. As inscrições vão até o dia 10/3. O resultado será publicado em 15/3 no site da Conectas. 

Clique aqui para fazer a sua inscrição.
saiba mais: Site Conectas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe das Mudanças Que Alteram Sua Vida