segunda-feira, novembro 28

Jardins verticais são instalados em quatro prédios no Minhocão, em SP

Paredes verdes assinadas por jovens artistas e um projeto de reocupação da marquise prometem transformar o Elevado Presidente Costa e Silva no primeiro "corredor verde" do mundo .


Antes do concreto havia o verde (e também outros elementos naturais, rios que foram soterrados etc., mas este é assunto para outra hora). Há décadas a cor estava suprimida no cenário cinza que acompanha o polêmico Elevado Presidente Costa e Silva, o Minhocão, na região central de São Paulo. Até que, no último ano, a realidade começou a mudar, graças a uma série de jardins verticais.

Adotadas como iniciativa de transformação socioambiental em áreas urbanas, as paredes verdes, ali, são de autoria do Movimento 90°, grupo liderado pelo arquiteto e paisagista Guil Blanche, que, desde 2013, se dedica a fazer do Minhocão o primeiro “corredor verde” do mundo. Para desenhar os painéis que ocupam as empenas cegas dos prédios ao redor do viaduto, Blanche convidou artistas como Pedro Wirz, Daniel Steegmann Mangrané e Renata De Bonis. 

A cobertura vegetal composta por espécies de plantas da mata atlântica começou a ser montada em dezembro. O projeto desta segunda instalação é do artista Daniel Mangranè e faz parte de uma proposta para implantar um "corredor verde" no Minhocão, com o plantio de 8 mil metros quadrados de jardins verticais para melhorar a qualidade ambiental da região. 


Manutenção

A irrigação automática passa por todas as plantas. O que sobra é captado por canaletas e retorna ao armazenamento para ser bombeado de volta para nova irrigação.

Para quem tem medo que o jardim vertical possa provocar infiltração nas paredes, os responsáveis pela implantação afirmam que isso não acontece.

A manutenção é paga pela incorporadora durante os seis primeiros meses, depois correrá por conta da prefeitura. A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente recebe os
pedidos de prédios que querem ficar verdes e que não precisam pagar por isso. As cartas de intenção devem ser entregues na Secretaria, na Rua do Paraíso, 387/389 - térreo, das 9h às 16h.
fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe das Mudanças Que Alteram Sua Vida