segunda-feira, agosto 23

Ativista faz vídeos sobre a sustentabilidade de nosso dia a dia

Como lutar por uma causa se ninguém te dá ouvidos? Annie Leonard encontrou uma maneira inusitada de chamar atenção. Em um ambiente que interage com desenhos animados, a ativista de 45 anos passa um novo estilo de mensagem ambiental – nada de relatórios ou números cansativos ou que parecem não fazer sentido: ela faz vídeos simples que explicam questões complexas como o consumismo, o excesso de ingredientes tóxicos e o descarte de resíduos. É uma forma divertida de passar mensagens sérias, sem tirar seu valor. Assim é o The Story of Stuff (ou “A história das coisas”).

Para colocá-lo no ar com um conteúdo bacana, Annie estudou por anos todo o processo de criação, consumo e descarte de objetos em geral. Sua preocupação é mostrar a todos que sustentabilidade faz parte do nosso dia a dia. Desde sua criação, em dezembro de 2007, mais de 12 milhões de pessoas já viram o vídeo de 20 minutos, em que expõe as mais diversas formas de desperdício presentes na humanidade – tanto que ele já foi traduzido em mais de 15 idiomas e deu origem a um livro, publicado em papel reciclado, com tinta de soja.

O que começou com o vídeo financiado por várias fundações ambientais cresceu e virou o projeto The Story of Stuff, uma organização sem fins lucrativos patrocinada, dentre outros, pela Allegheny College, uma faculdade de artes. Isso ampliou as discussões sobre normas ambientais, preocupações econômicas e sociais e envolveu a comunidade na criação de um mundo mais sustentável. Dá pra saber mais e participar lá no portal deles. O chato é que, por enquanto, a versão em português do site não funciona. Mas, para quem não entende o inglês tão bem, eles disponibilizam o roteiro traduzido.

Veja o vídeo legendado que achamos no YouTube:



dê um duplo clique para assistir direto do youtube

fonte: SWU

3 comentários:

  1. Muito mesmo,
    apresar de ser instantâneo (23 minutos), natural para um video de youtube, mostra bem esse ciclo feroz e destuidor que somos submetidose acabamos querendo ou não constribuindo para esse devoramento de nosso proprio planeta, o unico que temos.

    boa.

    bjs,
    Glenda

    ResponderExcluir
  2. Fabuloso. Sintético e diz tudo.
    Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Esse video tem servido como suporte no curso reeditor ambiental, realizado na educação ambiental de Águas Emendadas, e em salas de aula da rede pública de ensino de Planaltina DF. Recomendamos!

    ResponderExcluir

Participe das Mudanças Que Alteram Sua Vida