quinta-feira, maio 6

Abandono

Um grande desafio que todas as cidades buscam resolver, mas que poucas enfrentam de verdade é o problema dos animais abandonados nas ruas. Estes que se multiplicam geometricamente diante de uma falta de política de esterilização e conscientização da posse responsável de seu pet.

Junto com essa situação, como se ela em si já não fosse demasiado grande, é a questão da saúde pública pois estes animais, sem qualquer cuidado se transformam em reais vetores de disseminação de zoonoses entre os viventes das cidades, sejam humanos ou não. E isso é um graaaande problema.

Há o ponto de vista do animal, que não é menos importante. Sim pois, afinal estes nossos amigos não-humanos sentem dor, frio, fome, medo e a solidão advinda do abandono. Estes entram em depressão e profundo estado de estresse não raras vezes.
Como lidar com esta situação é um desafio que toda a sociedade deve trazer para si, seja no âmbito governamemantal, setor privado ou civil. Pois é uma questão que afeta a todos nós.
Um bom exemplo de ação vitoriosa é a ONG Adote Um Gatinho sediada na capital paulista, a qual nesse seu sétimo ano de vida já contabilizou muito sucesso em seus propósitos. Fazendo campanhas de esterilização, recolhendo animais de rua e tratando desses, organizando feiras de adoção animal, proliferando a idéia da posse responsável de animais de estimação e várias outras ações, todas tão importantes para a harmonização desse quadro de abandono e descaso que tem de ser alterado nos municípios (grandes, médios ou pequenos) do Brasil e no mundo.
quer conhecer mais desse trabalho dessas valorosas munícipes da megalópole paulistana do Adote Um Gatinho? então visite o site http://www.adoteumgatinho.com.br/
Quem ama seu pet não o abandona.

2 comentários:

  1. Esse trabalho é importantíssimo, os animaizinhos coitadinhos precisam de nosso amor e nõs de uma cidade mais equilibrada nessa questão que é até de saúde pública.

    Parabéns pela iniciativa desse sitio.

    ResponderExcluir
  2. Que legal encontrar um site falando do Adote um Gatinho, conheço o trabalho delas e acho lindo, contribuem para uma cidade melhor.

    Seu blog é muito maneiro, já favoritei para não perdê-lo de vista. ; )
    bjs,
    Cacau

    ResponderExcluir

Participe das Mudanças Que Alteram Sua Vida