terça-feira, janeiro 25

Sabor de Fazenda: um oásis na cidade

Mudas de ervas e temperos orgânicos, vasos e cursos sobre as ervas fazem deste viveiro um local muito especial

Quem passa pelo pólo industrial da Vila Maria, Zona Norte de São Paulo, jamais pode imaginar que, entre o cinza de tanto concreto, existe um cantinho onde a tônica principal é o verde. Mas não é qualquer verde: são ervas aromáticas e medicinais orgânicas e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim.

Idealizado pela nutricionista e herborista Silvia Jeha, que hoje tem a irmã Sabrina como sócia, a Sabor de Fazenda foi fundada em 1993 e produz mais de 90 espécies de ervas orgânicas, certificadas com o selo da AAO – Associação de Agricultura Orgânica, que garante a qualidade e autenticidade das plantas.

A venda das mudas é feita em lojas de jardinagem e diretamente no local, incluindo espécies como citronela, alfazema, alecrim, cebolinha, cavalinha, hortelã, malva, erva cidreira e babosa. A produção começa com os berçários de sementes e vai até os canteiros matriz, de onde saem as mudas que, colocadas em potinhos, vão para o viveiro para serem comercializadas.

Cada espaço do terreno é ocupado com as ervas ou compostagem orgânica dos resíduos, para a produção de terra e adubos naturais, além de minhocultura. O uso de produtos recicláveis também faz parte do processo. As bancadas do viveiro, por exemplo, são telas de moedas de aço inox. Embaixo delas, o matinho que nasce é mantido, porque as pragas e doenças acabam ficando nele, e não nas ervas.

Uma das principais atividades da Sabor, é o Projeto Dedinho Verde, que em visitas programadas com escolas, visa despertar e ensinar o amor e o respeito pela natureza, através da educação ambiental.

Além da produção e comercialização de mudas, na Sabor de Fazenda você também encontra: cursos, cestas de ervas para presente, brindes para eventos especiais, acessórios para jardinagem e livros sobre o tema. E ainda os profissionais do viveiro prestam consultoria para confecção de jardim de ervas.

Com esse trabalho, o viveiro Sabor de Fazenda possibilita a todos o prazer de ter o benefício das ervas.

(texto extraído do site Sabor de Fazenda)

Sabor de Fazenda não é simplesmente um viveiro de ervas aromáticas, plantas ornamentais, medicinais, cursos e ítens de jardinagem, é sim também (e principalmente) uma proposta sutil e reverenciosa de como ver e elidar com a vida de todos os habitantes do planeta, sejam animais ou vegetais.
Se estás em São Paulo, não perca a oportunidade de conhecer esse cantinho verde de Sampa.

3 comentários:

  1. Sim, sem dúvidas vou conhecer. Parece-me lindo visitei o site. Precisamos de mais gente com esse espírito. Não somente em Sampa, mas em todos os cantos do mundo.

    Viste-me sempre que desejar, as portas estarão abertas ára você.

    Cacá.

    ResponderExcluir
  2. Adorei que postou sobre o Sabor de Fazenda, gamei naquela cerca viva, voltremos lá hein...

    ResponderExcluir
  3. Lindo lindo.
    Ai se tivesse um lugar deses perto de minha casa, vivia lá.

    blog lindo.
    (k)

    ResponderExcluir

Participe das Mudanças Que Alteram Sua Vida