
"Tentar salvar o planeta é bobagem, porque não podemos fazer isso. Se for salva, a Terra vai se salvar sozinha, que é o que sempre fez. A coisa mais sensível a se fazer é aproveitar a vida enquanto podemos", afirmou Lovelock em entrevista à BBC.
O cientista de 90 anos é autor da Teoria de Gaia, que considera o planeta como um superorganismo, no qual todas as reações químicas, físicas e biológicas estão interligadas e não podem ser analisadas separadamente.
Considerado um dos "mentores" do movimento ambientalista em todo o mundo a partir dos anos 1970, Lovelock é também autor de ideias polêmicas como a defesa do uso da energia nuclear como forma de restringir as emissões de carbono na atmosfera e combater as mudanças climáticas.
Fonte: BBC, BBC Brasil 31/3/2010
E você, o que acha? As mudanças de hábito individual e coletivo não alterarão os rumos da destruição das bases que sustentam o equilíbrio climático como conhecemos hoje? Opine.
Emissão de gases, efeito estufa, derretimento das calotas polares,chuva ácida.Quem causa?
ResponderExcluirÉ a Terra q produz quantidade de lixo absurda?
Através da vida humana, suas atitudes, falta de consciência "individual e coletiva", vivemos esse hoje, tão moderno e destrutivo.
Falta-nos "educação e consciência".
FAZEMOS PARTE DO TODO."NÃO SOMOS O TODO"
O Planeta Terra tem sim, capacidade de regeneração, mas nossa falta de educação e consciência, consumismo exagerado supera toda e qualquer capacidade.
Acredito sim, q mudanças em nossos hábitos através da educação, consciência e ações coletivas podem mudar o rumo dessa triste história.
Infelizmente, o ser humano ainda (AINDA), não conhece e/ou reconhece a própria natureza.
Questão muito complexa essa...intimamente ligada as diferenças socias.Ainda há quem pense "pago todos os impostos", responsabilidade social é p governantes.Há quem olhe p os "excluídos sociais" (moradores de comunidades carentes, moradores de rua) e não os enxergue como uma criatura semelhante.
Somos todos (TODOS) responsáveis pelo coletivo, em todos os níveis.
Será que Lovelock pensa que se a terra se salvar ele também será salvo?
ResponderExcluirPenso que todos temos que fazer nossa parte e pensar no coletivo(pessoas, animais, flores, arvores, minerais, rios, etc..)
Quando a gente vê que está fazendo algo errado, a gente pára. E ponto.
ResponderExcluirSem imaginar que ao parar o que foi feito será apagado. Será isso bobagem?
Belo trabalho, go on.
Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirMuito lindo muito bem feito,
muito importante.
Ju
Não sei se apoio a teoria dele ou fico contra. Talvez isso seja uma questão que está além da nossa capacidade de compreensão. Vamos pensar que preservar a natureza para podermos investigar a biodiversidade seja o suficiente.
ResponderExcluir